Paragraph. Quais são as melhores fontes de ferro?

 

 

Carne e marisco: carnes magras, galinha, amêijoas, clara de ovo, peixe, borrego, ostras, porco, sardinhas, peru e vitela.

Legumes e vegetais: bróculos, couves de Bruxelas, feijão verde, ervilhas, batata doce e espinafres, lentilhas, soja.

Fruta: pêssegos, bagas e frutos do bosque, ameixas, passas, damascos, laranja e melancia

Pão e cereais: Arroz e massas, pão enriquecido e cereais variados

Outros alimentos: Amendoins, abóbora e sementes

Desejos durante a gravidez

Os desejos por determinados alimentos durante a gravidez são normais. Apesar de não existir uma explicação que seja aceite por toda a comunidade médica, cerca de 2/3 de todas as mulheres grávidas têm esta experiência. Se tiver um desejo súbito por uma determinada comida, satisfaça-o, desde que forneça alguma energia ou nutriente essencial. Contudo, se os desejos persistirem e a impedirem de obter outros nutrientes na sua dieta, tente balancear com uma alimentação saudável. Este distúrbio denomina-se picamalácia, ou simplesmente pica, e está associado a uma deficiência em ferro - anemia.

Durante a gravidez, o seu paladar pode alterar-se. Pode deixar de apreciar alimentos que gostava bastante antes de ficar grávida. Do mesmo modo, durante a gravidez, certas mulheres sentem desejos súbitos por elementos estranhos não alimentares, como gelo, areia, giz, cinza ou tinta. Não ceda a estes desejos - podem ser nefastos e prejudicar tanto a si como ao seu bebé.

Caso tenha algum problema de saúde que a impede de manter uma dieta equilibrada e de ganhar peso, peça conselhos ao seu médico. Nutricionistas credenciados são profissionais que a podem ajudar durante a gravidez a manter uma alimentação saudável.