Máquinas de café permitiram responder à procura crescente da bebida que se tornou num hábito diário de milhões de pessoas em todo o mundo. Sem as máquinas de café seria impossível responder a este consumo desenfreado.

As primeiras máquinas de café foram inventadas em 1818 por Laurens. Esta máquina foi sendo sucessivamente melhorada. Novas versões desta máquina de café continuaram a ser lançadas até 1960. Nessa altura surgiram baseadas em filtros de papel. Esta pequena mudança criou um crescimento inacreditável na venda destes utensílios. As pessoas sempre quiseram ter um produto do género, pois não lhes agradava ter de utilizar filtros de tecido.

As máquinas de café mudaram também de design. As primeiras limitaram-se a ser criadas com o intuito de desempenharem a tarefa necessária; nenhuma delas tinha como preocupação com a aparência. As máquinas actuais são de cores e tamanhos diferentes para ficarem bem em qualquer cozinha. Há também várias marcas cada qual com o seu estilo para atrair diferentes gostos dos consumidores.



Nos Estados Unidos durante dezenas de anos, as máquinas de Mr. Coffee foram líderes de mercado. Conseguiram-no por irem actualizando sucessivamente o seu produto com modificações e novas características que respondiam às necessidades do consumidor. No mercado europeu, as máquinas de café originárias de Itália foram as mais criativas e continuam hoje a ser as mais procuradas