Quem tem tendência a colesterol alto deve preocupar-se com o que come. Novos estudos vêm mostrando que certos alimentos têm o poder de desintoxicar o mau colesterol (LDL), impedindo a sua acção nas artérias.

A dieta consiste em consumir alimentos que reduzam os níveis do colesterol perigoso (LDL) e aumentem o HDL, o bom colesterol.

Quanto mais HDL e menos LDL se concentrar no sangue, mais saudáveis serão as artérias pois, nesses índices pesquisas revelam que há uma redução de 50 a 70% de hipóteses de manifestar arteriosclerose e até ajudar a reverter as obstruções já existentes.

Veja o potencial de alguns desses alimentos:
Feijão: a ingestão de uma chávena de feijão por dia diminui em 20% o mau colesterol. Pode ser de
qualquer tipo (preto, roxo, lentilha, grão de bico e, principalmente, a soja). Essa mesma quantidade ajuda a elevar em 9% o bom colesterol.

Aveia:
mais de 20 estudos comprovam o poder da aveia contra o colesterol. Se misturada ao farelo-de-trigo o seu poder triplica. Coma ao pequeno-almoço na forma de mingau / papas, acrescentando leite com Omega 3, que também faz bem ao coração. Adoce, de preferência com frutose (açúcar natural de frutas).

Alho:
3 dentes de alho por dia são capazes de diminuir até 15% do colesterol em algumas pessoas. Seis componentes do alho foram identificados como desintoxicastes, pois suprimem a síntese de colesterol no fígado. Estudos mostram que 1 dose diária de óleo extraído de 3 dentes de alho diminui em 7% o mau colesterol e aumenta em 23% o bom colesterol.

Cebola:
a cebola crua (usada em saladas) aumenta em 30% o bom colesterol. Dica: para reduzir o cheiro da cebola, mergulhe-a rapidamente em água quente.

Salmão:
adquira o hábito de consumir salmão e cavala, que contam com um alto teor de Omega 3, gordura que aumenta a taxa de HDL. O salmão também diminui o triglicérides.

Azeite:
são inúmeros os benefícios do azeite para as artérias. Ele reduz o LDL e aumenta ligeiramente os níveis do bom colesterol.

Outros alimentos também auxiliam a controlar o colesterol:

Maçã, cenoura, frutas e vegetais ricos em vitamina C e betacaroteno (mamão, damasco), farelo-de-trigo, frutas com casca , verduras e legumes crus.