. Café - bebida para gostos e paladares variados

A origem do café, embora de difícil confirmação, diz que um pastor se apercebeu dos efeitos do café, quando apascentava as suas ovelhas. As ovelhas tornavam-se hiperactivas quando comiam certo tipo de grãos de uma planta. Os monges aconselharam-no a ter cuidado com os frutos do diabo. Contudo, também se comentava que os monges se serviam daqueles frutos para se manterem acordados e rezarem.

Outra lenda muito conhecida dizia que um árabe foi condenado à solidão no deserto. Cozinhou e comeu uma planta desconhecida. Surpreendentemente conseguiu sobreviver no deserto à custa daquela planta. Os moradores duma cidade próxima acharam que a sua sobrevivência encerrava uma mensagem divina. A planta passou a chamar-se Moca por causa do nome da cidade.

Poucas pessoas imaginam que a planta do café apenas crescia originalmente na Etiópia. Embrulhavam-no em gordura animal para o conservarem e comer nas viagens que faziam. Foi levado para a Arábia, onde se desenvolveu e começou a ter o seu mercado. Os turcos foram então os primeiros a bebê-lo. Juntavam-lhe canela e cravinho para obter um gosto mais doce.



O café chegou à Europa através dos mercadores venezianos. Começaram a chegar a todo a lado ecos do sabor do café. Os árabes tornaram-se ainda mais ciosos das suas plantações de café. Em contrapartida os cristãos afirmavam que o café era a planta do diabo, similarmente à história dos monges. O Papa Vicente III decidiu experimentá-lo e gostou muito. Depois disso deixou de se amaldiçoar quem o bebia.

Poucos tempos depois começaram a proliferar lojas com café por toda a Europa. Tornaram-se num lugar popular em que as pessoas se iam deixando ficar por ali a bebê-lo. O café só viajou para as Américas depois de 1700. Um francês, capitão de infantaria, levou com ele uma pequena planta. A planta foi cultivada e acabou por dar origem a mais de 19 milhões de árvores em cinquenta anos. Tornou-se a bebida nacional dos Estados Unidos em acção de protesto contra as taxas excessivas que sobrecarregavam o chá vindo de Inglaterra.

Essas alterações no paladar e gosto têm sido alvo de frequentes investidas de marketing por parte dos indústriais e comerciais ligados à indústria, que já é difícil poder inventar algo de novo para aliciar e facilitar o consumo.

Como bebida o café teve em tempos uma acusação quanto a um dos seus principais componentes, a cafeína, argumentando-se com a perturbação do sono. Apesar de referências variadas quanto a aplicações farmacêuticas benéficas da cafeína, já que é incorporada em diferentes medicamentos, logo a indústria do sector tratou de tranquilizar os consumidores apresentando alternativas à bebida através de descafeinados, que pouco diferem em gosto dos cafés correntes.

Actualmente, há milhões de pessoas que apreciam o café ao longo do dia em todo o mundo. Apresenta-se em várias marcas e em diferentes paladares. Podem comprar-se cafés moídos ou <BCAFÉS< b>em grão de diferentes "blends" em muitos pontos comerciais. Existem por todo o lado várias empresas industriais que facturam milhões, disponibilizando-nos onde quer que vamos o prazer de beber café. Faça aqui a sua encomenda de cafés ou chás