Title.

 Bebidas alcoólicas: dose-resposta

Sabia que o álcool tem 7 calorias por grama, mais do que 1 grama de proteína ou hidratos de carbono? E que o que pouco faz bem, a mais pode fazer muito mal à saúde?


Ritual: Modere a ingestão diária de álcool, estabelecendo um limite máximo de duas porções diárias (preferencialmente de vinho tinto) se for homem e de uma porção diária se for mulher.

A ingestão de bebidas alcoólicas, especialmente de vinho, é um dos hábitos culturais que caracteriza as sociedades ocidentais desde há longa data, sendo Portugal um dos países onde o seu consumo é mais elevado. Os benefícios e malefícios associados ao consumo deste tipo de bebidas, continua a ser uma incógnita para muitas pessoas, que vale a pena esclarecer.

Sabe-se que o consumo elevado de bebidas alcoólicas resulta frequentemente em graves consequências para a saúde, tais como a desnutrição, problemas familiares e sociais, estados depressivos e outras perturbações psicológicas. Do ponto de vista físico, as capacidades sensoriais, perceptivas, cognitivas e motoras ficam afectadas, prejudicando a capacidade de reacção e o controlo de movimento.

Por outro lado, a descoberta ocasional de que uma população francesa com consumo regular e moderado de vinho apresentava uma mortalidade cardiovascular significativamente inferior a outras populações que não partilhavam esses hábitos, foi um dos primeiros passos para o estudo dos benefícios da ingestão moderada de vinho na saúde. De facto, o consumo moderado de bebidas alcoólicas parece estar relacionado com a prevenção de doenças cardiovasculares, especialmente em adultos mais velhos. Importa também referir que os jovens não apresentam benefícios com a ingestão de bebidas alcoólicas. O mesmo se passa com as mulheres jovens, havendo mesmo alguma evidência de que o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo moderado, está associado a uma maior prevalência de cancro de mama.
 
A CONSIDERAR:

•    Evite pressões sociais para beber, ingerindo apenas a quantidade que lhe permita realizar todos os movimentos e tarefas com controlo, autonomia e responsabilidade, e que considera adequada quer às suas características pessoais (como o peso, idade e género) quer ao estado de fadiga e condição emocional.


•    Verifique se a quantidade de bebida que lhe é servida corresponde às medidas padrão - com 14-15 gramas de etanol (álcool puro) - das quais são exemplo um copo de vinho, uma lata (330 ml) de cerveja, ou 35 ml de uma bebida com elevado teor de álcool, como o uísque, gim ou vodka.

•    Se pretender beber uma bebida alcoólica, escolha preferencialmente um vinho tinto a seu gosto, aliando um agradável sabor (muitas serão as escolhas!) às propriedades antioxidantes dos polifenóis e flavenóides que o constituem.

•    Reduza ou elimine o consumo de bebidas alcoólicas se estiver em regime de emagrecimento. Mulheres grávidas, pessoas medicadas e pessoas com osteoporose deverão igualmente seguir este conselho. Perante casos particulares, é aconselhável uma consulta com o médico de família.

•    Procure beber a sua dose de vinho (ou outra bebida alcoólica) durante as principais refeições ou aquando da ingestão de alimentos, e não isoladamente.