Paragraph. Presunto Clássico



Presunto Clássico

Presunto obtido a partir de pernas de porco seleccionados, que após massajadas com sal e especiarias, são colocadas na salga durante um certo período de tempo, que resulta do peso da peça, sendo portanto calculado para 1 dia por Kg -1. Posteriormente são lavadas e enxutas dando-se depois início ao processo de cura prolongada, processo este que nunca é inferior a 9 meses

 

Alheira de Caça



Alheira de Caça

Enchido feito com uma combinação de carnes cozidas (onde predomina o veado, o javali e em menor proporção o porco) e Pão.É condimentada com o "caldo" resultante da cozedura das carnes ao qual se acrescenta banha de porco, enchidos e presunto curado, sal, alho, cebola, azeite e pimentão doce.Após o enchimento fica em repouso em câmara frigorífica durante 24 horas, passando depois para o fumeiro e posteriormente para os secadeiros onde estabiliza até estar pronta para ser embalada. Tem a forma de ferradura é cilíndrica e de Cor acastanhada. O seu comprimento varia entre os 20 e os 25 cm sendo o diâmetro aproximadamente de 2 a 3 cm e o peso de 150 a 250 grs. O seu invólucro é tripa salgada de vaca (calibre 34/36), sendo o seu aspecto interior constituído por uma pasta grumosa de cor acastanhada e tonalidade não homogénea.A proporção é de 60 kg de carne por cada 30 kg de pão.

Morcela de Arroz



Morcela de Arroz

Enchido feito com uma combinação de carne de porco (aparas de entremeada, faceira língua e coração) moídas e arroz, condimentadas com alho, sal, louro, cebola e sangue. Após o seu enchimento irá então beneficiar do seu processo térmico, (cozedura), findo este processo será rapidamente arrefecida, passando depois para secadeiros a temperaturas baixas durante cerca de 24 horas, sendo posteriormente embaladaTem a forma de ferradura é cilíndrica tem um aspecto negro acizentado com um comprimento de 15 a 25 cm um diâmetro de 17 a 18cm e o peso de 200 a 300 grs. O seu invólucro é tripa salgada de vaca (calibre 55/60), sendo o seu aspecto interior constituído por uma massa homogénea pigmentada de pequenos grãos de arroz de aspecto grumoso de cor negra acinzentada perfeitamente ligada e com um intenso sabor a cominhos

Marmelada com Nozes



Marmelada com Nozes

Doce elaborado com uma combinação de Marmelo, Açúcar. Estes ingredientes depois de rigorosamente seleccionados e higienizados são devidamente homogeneizados, e colocados a cozer. A cozedura divide-se em duas fases: a primeira fase caracteriza-se pela grande libertação da água contida na fruta, bem como pela completa higienização da mesma; a segunda fase, com menor evaporação é onde se dá a cozedura do doce propriamente dita e a solução vai ficando mais densa até atingir o ponto óptimo de concentração. De seguida são lhe adicionadas as nozes,e é então embalada em tigelas de polipropileno (PP), seguindo-se um período de estabilização muito importante para aumentar a consistência e para desenvolver o aroma, cor e sabor da marmelada em câmaras de temperatura e humidade controlada, período este, onde há um acompanhamento regular e cuidado da evolução do doce. Procede-se de seguida ao fecho da embalagem, através de termosselagem em atmosfera modificada. Se necessário segue-se um período de conservação em câmaras com temperatura controlada.É uma marmelada com textura suave e fina, com pequenos grânulos provenientes da polpa de marmelo e onde se podem encontrar também pequenos pedaços de noz. Tem um aroma forte, sabor agradável e cor ligeiramente avermelhada. Ideal para cortar em fatias ou pedaços.

 

Enchidos Cura Natural



Enchidos Cura Natural

Tempo e Paciência …. Acreditamos que as coisas para serem bem feitas precisam de tempo, temos de saber esperar ! È esta a lição que retiramos desta nova linha de Enchidos Cura Natural, feitos com tempo e recorrendo apenas a uma cura pela recriação das temperaturas e humidades óptimas da nossa região, adequadas para a cura de enchidos, frio, vento cieiro, e humidades relativamente baixas. Desta forma temos então um conjunto de enchidos com um odor e um sabor distintos, em que as características intrínsecas de cada um deles saem apuradas e reforçadas…

 

Chouriço Cura Natural



Chouriço Cura Natural

Enchido elaborado a partir da condimentação de carnes e gorduras de porco ( Lombo do cachaço, aparas de entremeadas, pás e toucinho) com pimentão doce e especiarias várias. Após a condimentação procede-se ao enchimento em tripa natural. Passa depois para a fase da Maturação a baixas temperaturas em câmaras com temperatura controlada.Terminada a fase anterior, inicia então o seu processo de secagem em secadeiros, num ambiente com temperatura e humidade controladas, com isenção de fumo , num processo de secagem lento, nunca inferior a 30 dias e progressivo. O seu sabor característico e suave é conferido por esta cura prolongada.Tem forma cilíndrica e com cor castanha avermelhada. O seu interior é caracterizado por uma massa perfeitamente ligada e marmoreada, com cor homogénea vermelho. O seu comprimento varia entre os 15 e os 20 cm sendo o diâmetro aproximadamente de 3 a 4 cm.